Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Autarquia trabalha os três eixos do saneamento: água, esgoto e resíduos sólidos. Hoje a instituição é composta com mais de 90 funcionários, atuando diretamente na saúde e cuidado com a população.
Sede administrativa do Samae em 1975 – Acervo: Samae
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Ibiporã foi criado em 1968 com objetivo de fornecer água tratada e esgoto coletado. A autarquia desde sua criação possui um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FNS) que atua diretamente na área de saneamento.
O surgimento da autarquia se deu pela precariedade no abastecimento de água para a população, que antes pertencia a Fundação SESP. Com isso a Prefeitura Municipal de Ibiporã juntamente com o SESP decidiu que era necessário criar uma nova administração de sistema de abastecimento de água.
A partir disso, foi criado o Samae, autarquia que administra todos os trabalhos relativos ao saneamento básico no município de Ibiporã há 52 anos.
__________________________________________________________________________
Para a criação, a instituição teve que desenvolver um projeto junto com a Fundação SESP e a Prefeitura Municipal, que custearam todo o investimento que seria necessário fazer, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que na época realizou um empréstimo em torno de R$ 216 mil dólares.
__________________________________________________________________________
Após esses longos anos, Ibiporã representa o quarto município de pequeno porte na categoria do compromisso com a universalização do saneamento.
Hoje, o Samae conta com os três eixos do saneamento: água, esgoto e resíduos sólidos. A autarquia também oferece prestação de serviço a população.
Conheça agora os eixos que a autarquia presta no município de Ibiporã:
Água;
O sistema de abastecimento de água de Ibiporã possui três fases: captação, coleta e tratamento. A captação de água é feita por 60% do manancial Ribeirão Jacutinga e 40% do Aquífero Guarani e sua estrutura está construída numa área de 175m2.
Sua captação é realizada através de dois conjuntos moto-bombas que fazem a medição, proteção e distribuição da água. Após a captação a água chega até a Estação de Tratamento.
Captação no Ribeirão Jacutinga – Acervo: Samae
Já na Estação de Tratamento de Água (ETA), a autarquia conta com um prédio e diversos pavimentos em uma área de 860m2. Após a captação, a água passa pela ETA. Na Estação de Tratamento são feitas e realizadas quatro fases antes da distribuição, são elas: a floculação, decantação, filtração, desinfecção e a fluoretação.
Estação de Tratamento de Água – Acervo: Samae
Após todo esse processo de captação e tratamento a água é distribuída para 100% da população urbana.
Esgoto;
O Sistema de Esgotos de Ibiporã possui três estações de tratamento, a E.T.E Norte, E.T.E Sul e a E.T.E do Jardim Jonh Keneddy. Seu sistema de tratamento é composto por lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas, conhecida por sistema australiano.
Esses sistemas utilizam uma área pequena e faz todo o processo de digestão da matéria orgânica na ocorrência de ausência de oxigênio.
O município é uma das cidades brasileiras que possui um sistema de tratamento de esgoto completo.
A importância de se ter um tratamento de esgoto é prevenir e reduzir doenças causadas por microrganismos
Hoje o município pode contar com 100% do esgoto tratado em toda área urbana e 58% na área rural, conheça a estrutura:
Resíduos Sólidos;
Com relação a gestão de Resíduos Sólidos, a autarquia possui um programa de coleta seletiva integral, segregando em três tipologias, resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. A coleta é dividida por setores e integralmente atende toda a população urbana do município. O serviço prestado é realizado por uma empresa terceirizada.
Na área rural o Samae possui uma parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos de Ibiporã, mais conhecida como COOPER-IBI, que fazem todo o processamento de triagem e armazenamento dos materiais.
Localizada na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da autarquia, a Cooperativa é composta por 12 famílias que fazem todo o gerenciamento na área rural de Ibiporã.
Alguns outros serviços que a autarquia atende é a coleta de carcaças de animais de pequeno porte em vias públicas. Também é feito a coleta de resíduos das UBS e UPA.
A coleta é feita com a colaboração do munícipe que separa recicláveis, rejeitos e orgânicos, com coleta porta a porta.
Educação;
O Samae em 2017 além de prestar os três eixos de saneamento, iniciou seus trabalhos relativos a Educação Ambiental. O objetivo é de conscientização e conservação do meio ambiente, através do saneamento como uma ferramenta de transformação da população.
Com o desenvolvimento desse projeto, em 2018 foi instituído o “Programa de Educação Ambiental”. O programa conta com treinamentos para os profissionais, palestras em empresas, orientação, capacitação e conteúdos pedagógicos para escolas municipais.
O programa atende mensalmente cerca de 300 crianças da rede pública de ensino. São realizadas visitas as estações de tratamento de água e esgoto, além de contar com atividades pedagógicas. Os temas que são abordados dentro do programa são: coleta, tratamento e destinação de água, esgoto e resíduos sólidos. Essa iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação e Meio Ambiente do município.
Palestras com crianças da Rede Municipal de Ensino – Acervo: Samae
Para complementar esses trabalhos, a autarquia ganhou um ônibus equipado com uma maquete que contempla as nascentes, mata ciliar, ligação correta de esgoto, correta ligação de água de chuva, uso de agrotóxicos, entre outros.
O objetivo da Unidade Móvel de Educação Ambiental é auxiliar as atividades que já são feitas desde 2017 de forma mais lúdica.
O coordenador ambiental Miguel Gardini contou um pouco para gente sobre os trabalhos desenvolvidos pelo “Programa de Educação Ambiental”, confira a entrevista:
Entrevista com o coordenador ambiental Miguel Gardini
A sede administrativa da autarquia, é localizada na Avenida Santos Dumond, no centro da cidade e oferece atendimento ao cliente de segunda à sexta das 08h às 17h.
Comentários
Postar um comentário